Abrelatam y Condatos iniciaram em 2013 em Montevidéu, Uruguai, a partir dessa data se efetua uma conferência anual e uma desconferência anual. 

Abrelatam é uma desconferência na qual pessoas de diversos setores, como sociedade civil, academia, empresas privadas, governo e cidadãos, participam da construção de debates sobre temas relacionados a dados abertos e governo aberto, vinculados a áreas como direitos humanos, serviços públicos, transparência, participação cidadã, novas tecnologias e muito mais. Em desconforto, a dinâmica tradicional em que os participantes apenas ouvem é invertida, fazendo com que todos ouçam e compartilhem ideias ao mesmo tempo. Em várias sessões simultâneas, com um número limitado de pessoas, é promovido um diálogo de acordo com os temas incluídos na agenda comum.

 Condatos é a principal conferência anual da América Latina e Caribe que reúne atores de diversos setores, como setor público, academia, empresas privadas, sociedade civil e cidadãos, para participar de conferências, painéis de discussão e sessões de trabalho sobre temas relacionados ao ecossistema de dados abertos e governo aberto.